Blog da Rocos

Postado por Rodrigo Costa em 15 outubro , 2011


Saiba como escolher o melhor módulo de potência e Qual comprar para o som do seu carro

O erro mais comum que a maioria dos vendedores e instaladores não informam é sobre a relação de potência do modulo e os alto-falantes.  Um módulo ideal para tocar todo o seu projeto deve fornecer o dobro da potência do equipamento que ele vai alimentar.(Sabe para que serve um módulo de potência?)

Potência

Exemplo: Você tem dois subwoofers de 500watts RMS cada para tocar, então, temos 1000watts em alto-falantes, e agora? Vamos correr comprar um modulo de 1000watts Rms? Não! Como comprar um modulo Como dito anteriormente o módulo precisa do dobro da potência nominal do equipamento que ele vai alimentar, ou seja, para tocar plenamente 1000watts precisamos de um modulo que forneça 2000watts Rms. Já sabe como escolher seus módulos pela potência! Agora vamos complicar um pouco mais… Sabe qual a melhor marca de módulo para som automotivo? veja aqui!

Impedância

O modulo precisa trabalhar na impedância correta para fornecer o máximo de sua capacidade e garantir sua vida útil. Já devem ter percebido nas especificações de módulos que fornecem XX watts a 4Ohms e se ligar a 2Ohms esta potência aumenta. Pois é, quanto menor a impedância dos seus alto-falantes maior a potência na saída do seu módulo, agora aposto que deve estar passando pela sua cabeça “Vou reduzir ao máximo a impedância do meu equipamento para tirar o máximo do meu módulo”.  Faça isto e o que e vai conseguir tirar dele é fumaça, pode derreter fiação e ainda corre o risco de incendiar seu carro. Agora não esta mais parecendo uma boa idéia não é? Se ligar alto-falantes com impedância superior a do modulo a única conseqüência é que vai perder potência e terá desperdiçado dinheiro! Lembre-se! Não adianta comprar alto-falante com grande potência se não vai poder comprar módulos para alimentá-los. Módulos de potência fortes são caros, e não adianta deixar um alto-falante “passando fome” então veja bem o que esta comprando para não gastar dinheiro sem necessidade.

Módulo mono ou Estéreo?

Muitas pessoas associam som mono e estéreo a frequência do som, isto é um grande erro pois não existe nenhuma relação entre sons graves, médios e agudos com mono ou estéreo. o efeito estéreo do som é dado com alto falantes em lados opostos como nas portas, onde, é possível perceber as variações em cada lado como quando o som toca de um lado e para do outro, para manter este efeito você precisará de um modulo estéreo. Se todo o som que o seu módulo de potência vai tocar está no porta malas, o uso de um modulo de potência mono ou estéreo não vai diferenciar em nada o som reproduzido, pois todo o som está no mesmo lugar, não sendo possível identificar as variações estéreo.

Módulos de potência mono podem tocar Cornetas ou Tweeters?

A resposta da pergunta acima é: depende!  o que importa não e se é mono ou estéreo e sim a frequência de resposta que o módulo trabalha, se é compatível com seu equipamento, se for, pode utilizar sem problemas! Agora que você já sabe como escolher seu módulo automotivo pode comprar com maior segurança e economizar dinheiro!

Compartilhe está página!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Tags: , , ,

Postado em: Automotivo

46 Respostas “Como escolher o módulo de potência certo para o som do seu carro”

comment rss - Trackback

  1. Edgard Oliveir disse:

    Amigo, qual amplificador devo usar para 3 woofer 10″ 500w 8ohms? E qual para 2 tweeter 150w 8ohms e 2 drivers 150w 8ohms? Valeu!

  2. Macylio disse:

    Olá, Gostaria de Saber Qual Modulo Ideal Para 2 Driver, 2 Tweeter, dois Fones 8 e Dois Fones 12.

  3. Fran disse:

    Qual o módulo/amplificador ideal para a seguinte situação no meu carro tenho:
    02 triaxial 6×9 de 125w rms. No tampão
    02 triaxial de 6 de 60w rms. Nas portas

    O ideal seria módulo de 01 canal pra tudo ou de 02 canais(separando tampão das portas) ou de 04 canais ( um para cada autofalante). ou 2 modulos?

  4. Marcos disse:

    Ola Rodrigo, gostaria de melhorar meu som, mas sem corneta, caixa, autofalantes de 15 pol. Meu carro tem local para 4 falantes de 6¨ nas portas e é só o q vou colocar, 4 falantes de boa qualidade e um modulo para alimentalos, para um bom som….Minha pergunta é: que falantes posso comprar e que modulo?…….agradeço antecipadamente…..obrigado

  5. luiz claudio disse:

    olá Rodrigo vc pode me ajudar?
    comprei um player leadership console: 1DIN, POTÊNCIA MAXIMA: 2X25W RMS(4Ohms)
    instalei 2 falantes de 6″, mas gostaria me dar um upgrade, pois gosto de ouvir um batidão de vez em quando, tem como fazer isso utilizando esse mesmo player e mudando apenas os falantes e acrescentando um módulo. caso seja possivel vc pode me dar umas dicas, desde já te agradeço.

  6. joao disse:

    tenho um Subwoofer Pioneer 12 Polegadas 300W e um par de Alto-Falantes Pioneer 6″x 9″ de 3 Vias 250W qual mudulo devo comprar ?

  7. sidnei disse:

    tenho
    Potência total: 400 wrms
    Potência 2 x 150 wrms – 100 wrms ( Driver + S. Tweeter)
    Impedância: 2 x 2 Ohm ( Sub) 8 Ohm ( Driver + S. Tweeter)
    Freq. de Sintonia: 35 Hz +/- 10%
    gostaria de saber que molulo devo usar
    sera q o sb2450 2 canais toca eles

  8. dyego disse:

    tenho um up grade de 15 seis corneta d 250x sera que meu modolu buster 2400 vai aquentar tocar gosto muito de voz

  9. PAULO ROBERTO VELOSO disse:

    OLA AMIGO GOSTARIA DE SABER PRA MEU SOM FICAR BOM TENHO 8 TRIXSIAL DA PAINER DE 600 E 2 DE 12 DE 1400 PAINER TMB UMA RODS ESTAR DE 2400 UMA PIRAMEDE DE 800 GOLD SERIES E 4 TUITER OQ EU FASSO PARA COMPRAR HUM CROSOVER BOM OQ VC MWE FALA

  10. luciano carvalho da silva disse:

    gostaria de saber qual modulo p dois falante de 800rms de 8ohms.

  11. gabriel disse:

    olha rodrigo eu tenho 2roadstar 300 rms cada e 3 cornetas e um modulo B-buster 2400w(4canais) ,nao domino muito de som oque posso fazer para melhorar meu som

    • Rodrigo Costa disse:

      olá, Gabriel, só para seus dois subwoofers você precisa de 1200 Wrms, o que seu módulo não tem. este B-buster pode ser bom para suas cornetas dependendo da potência delas. pense em comprar mais um módulo para para os dois sobwoofers.

  12. humberto ferreira disse:

    Gostaria de montar um som com 2 subwoffer, 2 par de 69 , 2 twiter e 1 par de 66, todos da pionner, eu precisaria de quantos módulos, qual seria a marca ideal?

    • Rodrigo Costa disse:

      olá, Humberto, não posso te dizer uma marca ideal, mas posso indicar algumas boas como Taramps, Banda, Stetsom… com dois módulos você já consegue um som legal. a potencia e impedância deve ser compatível como descrito no artigo.

  13. Carlos disse:

    Ola!! Preciso de tua ajuda, pois tenho 1 sub de 350w, 2 tweeter de 70w, 1 corneta de 150w e 2 6×9 (pentaxial)de 150w cada um e um módulo de 400×4 taramps.
    1- cada pentaxial ligado a um tweeter;
    2- 1 sub ligado sozinho,
    3- A corneta ligada sozinha.

    Devo mudar esta configuração?
    Qual o módulo correto para atender esta configuração?

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá, Carlos, bom só este sub já precisa de 700w Rms para tocar 100% então ai já temos um gargalo, não é bom ligar juntos peças com potencias diferentes porque você vai ficar limitado ao de menor potência. você não vai poder entregar 300rms aos 6×9 porque vai queimar os tweeters. a corneta parece estar ok.

  14. Wagner Thomaz disse:

    Ola amigo joia ?? eu to com um projeto a fazer e eu não sei qual modulo usar ….olha só :
    5- woofers eros hammer 4.7 “15 polegadas” 2350w rms cada
    5- drivers jbl selenium d405 100w rms cada
    2- super tweeters st350 selenium 100w rms cada

    quais módulo eu utilizo para tocar os woffers e qual modulo eu utilizo para tocar os drivers e os tweeters?, qual bateria eu preciso para esse projeto ? abraçoooo !!!!!

    • Rodrigo Costa disse:

      amigo, só esses woofers precisam de 4700 wRms cada para tocar plenamente 23500Wrms para tocar 5 desses, projeto com número impar de alto-falantes vai prejudicar o controle da impedância. a bateria você consegue na especificação do módulo mas vai precisar de algumas ai!

  15. Sérgio disse:

    Fala Rodrigo blz?

    Parabens pelo Blog!!!

    Cara eu montei o set abaixo e gostaria de saber se esta legal dessa forma e como obter o melhor rendimento dessa aparelhagem.

    4 – Selenium Driver Fenólico D200 50WRMS 8 Ohms (Cornetas)
    2 – Super Tweeter ST350 100W RMS 8 Ohms- Selenium
    2 – Bravox Subwoofer UXP12-S4 12″ 4 Ohms 500WRMS

    Módulos:

    Taramps Amplificador Digital Estéreo TS-800×4 4x240WRMS 2 Ohms
    Taramps Amplificador Digital MONO T1200 1.200WRMS 4 Ohms

    Um Abraço.

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Obrigado pela visita, para seus dois subwoofers você precisa de um Módulo de potência de 2000wrms em 1 canal que toque a 2ohms ou com dois canais de 1000w a 4 ohms. Para os 4 drivers de corneta precisaria de um módulo que toque 2 canais a 200w em 4ohm ou um módulo de 400w a 2ohms. Para os super tweeter precisa de um módulo que toque 400w a 4ohms. Seu TS-800 atende perfeitamente seus super tweeters, mas nos drivers não vai casar a impedância, porque, os 4 juntos ficariam com 2 ohms e teriam 200w precisando de 400w do módulo, seu módulo para enviar está potência precisa estar em bridge, a impedância em bridge mínima é 2ohms. Ficaria ideal se trocasse as cornetas por 2x de 100w de 8ohms.

  16. reginaldo disse:

    olá amigo, eu tenho um nitro de 15″ 700 rms e 4 cornetas selenium d 250 + 2 super tweeter, eu comprei um modulo huricane 1920rms vai tocar direito? obrigado pela atenção

    • Rodrigo Costa disse:

      olá obrigado pela visita! Quais os modelos dos seus super tweeter e seu módulo é o huricane H1 480.4? dificilmente vai tocar isto com apenas um módulo pois só para este sub precisa de um canal de 1400Wrms o que este módulo não tem. Qualquer dúvida estamos ai.

  17. Rodriguera disse:

    Olá ….. por gentileza, qual o módulo correto para um apar de Alto-falante Arlen Triaxiais 500w Pmpo – Tra 6930 ?

    Obrigado !!

  18. maykon disse:

    olá amigo eu tenho 2 pioneer IMPP de 12 polegadas de 450w 4ohns e 2 da mesma marca e impedância de 8 polegadas de 350w qual módulo eu poderia usar pra ligar eles? eu queria ligar um de 12 e um de 8 juntos na mesma saída e os outros na outra para fazer estéreo tem como me ajudar? des de já agradeço

  19. erick disse:

    tenho dois sub da shutt bobina dupla de 600 rms 4 ohms cada sub..

    eu ligando positivo c/ positivo, e negativo c/ negativo ele caira para 2 ohms cada sub certo..
    então eu estava querendo comprar um módulo da stetsom de 1600 rms de 2 ohms, ele é o ideal ou o ideal seria o msm só que de 1 ohms ??
    agradeço a resposta :D

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Erick, Obrigado pela visita. está certo ligando os 2 subwoofers de 4ohms em paralelo vai ter 2ohms. porém a potência deles juntos é de 1200wRMS. então para ter um rendimento de 100% do seu equipamento precisaria de um modulo de 2400wRms a 2ohms mesmo. qualquer dúvida só perguntar!

  20. Murilo disse:

    Olá, estou pensando em comprar um Subwoofer selenium:
    • Impedância nominal: 2+2 O (Ohms)
    • Potência RMS (NBR 10.303): 800W

    Que módulo usar?

    Pensei num Stetsom 1000w mas não sei se é muito ou pouca potencia kkkk!

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Murilo, Obrigado pela visita! Para esta configuração vai precisar de um módulo que toque 1600w rms a 1 ou 4 ohms em um canal, se ligar suas bobinas em paralelo vai ter 1 ohm se ligar em série vai ter 4 ohms. Qualquer dúvida estou a disposição!

  21. Marco disse:

    Olá amigo.
    gostaria de saber, quero comprar um wofer de 2500w rms 4ohs. uma potencia de 3300w rms de 2ohs vai tocar bem? qual a relação correta entre os ohs?
    desde de já Agradeço!

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Marco, quanto maior a impedância do módulo menor será a potência na saída. Você precisa de um módulo que toque a 4ohms e forneça 5000W RMS nesta impedância. a impedância tem que ser a mesma no alto falante e no módulo!

  22. Juninho disse:

    Olá amigo.Parabéns pelo blog.
    Gostaria de poder sanar uma dúvida pra que a dica da escolha do módulo fique clara pra mim.
    Que módulo devo usar pra tocar o seguinte conjunto:
    1 Par Quadrixial 6″ 65W cada 4 Ohms
    1 Par Trixial 4″ 40W cada 4 Ohms
    1 Subwoofer 12″ 220w 4 Ohms ?
    Obrigado desde já.

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Juninho, Obrigado pelo Contato!
      um modulo que atenderia 100% seu conjunto com sobra de potência seria o Hurricane 4.250 com 1000wrms. Seu conjunto tem 2 Alto Falantes de 40w + 2 de 65w, estes precisariam de 210wrms de potência aplicada. Seu sub precisa de 440w este modulo fornece 500w em bridge. Vai precisar apenas regular e controlar o ganho para não danificar o conjunto.

      Qualquer dúvidas estamos a disposição.

  23. Renan disse:

    Olá, gostaria de saber se há algum problema se eu usar um módulo com potência maior que o dobro das minhas caixas? Exemplo: tenho duas caixas pioneer de 60 watts e colocar um módulo de 260 watts ou mais, poderá acarretar em algum problema?

  24. Leandro disse:

    Rodrigo, boa noite,

    Tenho 2 auto-falantes 350w 4ohms e 2 120w 4ohms, tenho que colocar um módulo de 1880w e 16ohms? Obrigado

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Leandro, obrigado pela Visita! O ideal seria utilizar dois módulos um deles com 1400w rms a 2 ohms e um com dois canais de 240W rms a 4 ohms, ficaria mais fácil para instalação e mais barato para você comprar. Qualquer dúvida estou a disposição!

  25. Marcelo disse:

    ola gostaria de saber qual modulo uso
    para
    2 Woofer Selenium Street Bass 15w1a (15 Pol./ 300w Rms)
    4 Driver Selenium D250x-150w
    2 Super-tweeter Selenium St400 Blk (fenólico / 150w Rms)
    ou uma sugestao para mudar alguma coisa

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá, desculpe não ter respondido antes o blog não estava sendo atualizado. Primeiramente obrigado pela visita. Para este conjunto você precisa de um módulo para os subwoofers que forneça 1200w rms para os dois, se os dois são de 4 ohms, a impedância do módulo deve ser 2 ohms para ligar em apenas um canal em paralelo, ou 2 canais de 4 ohms a 600wrms para cada. Para os drivers e tweeters fica mais fácil a instalação com 2 de cada. Pois ficaria cada par com 300w rms e 4 ohms precisando de um módulo de 1200w a 2 ohms para ligar todos juntos ou dois canais de 600w a 4 ohms. Qualquer dúvida estou a disposição!

  26. Mateus disse:

    e se a potencia do modulo for a mesma que a do alto falante
    e as impedancias tbm ?

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá Mateus, Os Alto falantes suportam até o dobro de sua potência nominal, sendo todo o conjunto de mesma potência vai estar disperdiçando dinheiro no altofalante sendo que poderia ter o mesmo rendimento com um falante com a metade da potencia. ex um AF de 50wrms vai tocar o mesmo que um de 100wrms ligado ao modulo de 100w. att Rodrigo

  27. wagner disse:

    Subwoofer Spyder Nitro G4 Novo 700 Rms B. Dupla.
    2 Cornetas Champion Drv-100 Drive
    1 Super Tweeter Champion Stw-100 Rms 8 Ohms ( Hinor Spyder )
    É preciso 2 modulos, estéreo e mono?

    Qual ou quais modulos devo usar, levando em conta qualidade e preço baixo?
    Abraço.

    • Rodrigo Costa disse:

      Olá, Wagner o ideal seria sim 2 módulos, um de no minimo 1400rms para o subwoofer e outro com o dobro da potencia dos drivers e cornetas. não é recomendado a utilização de número impar no caso dos drives e tweeter pois fica muito dificil casar a impedância. Módulos com qualidade você tem os Taramps, Banda, Stetsom(menor custo). Qualquer dúvida só perguntar.

» Deixe um comentário